O líder da TI deve levar valor para os negócios, ao mesmo tempo em que precisa manter as luzes acessas
O trabalho do CIO é altamente crítico e está em constante evolução. Afinal, o líder da TI deve levar valor para os negócios, ao mesmo tempo em que precisa manter as luzes acessas e reduzir os custos.
O talento também está na linha de frente com clientes e parceiros de negócios quando sistemas fracassam e precisa rapidamente mover-se para solucionar os problemas. Diante desse cenário complexo, como os CIOs estão transformando a TI saindo de um centro de custo para um centro de confiança? Quais desafios eles precisam superar para levar mais valor para a empresa?
Pesquisa realizada pela Grant Thornton, LLP e Technology Business Management (TBM) Council com líderes de TI identificou cinco dos maiores desafios dos CIOs atualmente. São eles:
1. Conflito com prioridades dos stakeholders
2. Recrutamento e retenção de talentos
3. Alinhar TI com os objetos de negócios
4. Articular o valor dos investimentos de TI
5 cursos rápidos para conhecer e dominar técnicas Agile
Os desafios mais citados pelos CIOs na pesquisa são inerentes ao gerenciamento dos negócios de TI e ao alinhamento da organização com os negócios e seus objetivos. Esses desafios são ampliados pela divisão entre como os CIOs querem ser medidos e como são enxergados medidos por seus parceiros de negócios.
Se o sucesso de um CIO é medido pela sua capacidade de reduzir custos, eles terão dificuldade em articular e provar o valor dos gastos de TI, a menos que demonstrem esse valor nos mesmos termos medidos por seus parceiros de negócios.
Somente depois de terem provado sua capacidade de melhorar os serviços e a entrega de projetos, as partes interessadas serão mais colaborativas na priorização de toda a empresa. Todos esses desafios refletem a necessidade de concentrar esforços na criação de relacionamentos com parceiros de negócios para alinhar totalmente a TI com as metas de negócios. Para fazer isso, indica o levantamento, os CIOs precisarão se concentrar em uma nova maneira de articular o valor da TI.
O caminho mais claro para que os CIOs superem os desafios enfrentados e sejam vistos como um parceiro de negócios confiável é demonstrar que podem controlar custos e comunicar o valor da TI de maneira clara e longe do linguajar de ‘bits e bytes’.
Segundo o relatório, esses desafios são compostos pelas batalhas árduas que os CIOs enfrentam ao abordar a segurança cibernética e os riscos, o gerenciamento de dados e a análise necessários para desenvolver insights de negócios acionáveis, além de encontrar maneiras de operar com mais eficiência.