Antigo na Ordem, Novo no Brasil
Postado Sábado, 01 Novembro, 2008 as 1:37 PM pelo Ir:. Paulo Roberto Curi
Os Graus Capitulares do Rito de York original haviam chegado há alguns anos em Brasília, DF, com a fundação do Capítulo Fredericksburg Nº 16 de Maçons do Real Arco. Adormecido por algum tempo, o Capítulo retornou aos trabalhos com entusiasmo, força e vigor nos dias 17 e 18 de outubro.Quase meia centena de Maçons, entre novos e veteranos, experimentaram as emoções de receber ou reviver os Graus de Mestre de Marca, Past Master, Mui Excelente Mestre e Maçom do Real Arco. Em momentos de árduo trabalho, mas temperados por muita alegria, descontração e companheirismo, os Maçons brasilienses tiveram a complementação da Lenda de Hiram em seus detalhes – inclusive o privilégio único de reviver o término e a dedicação do Templo de Salomão.
Fundamental para isto foram o apoio do Grão-Mestre do GODF, Eminente Irmão Jafé Torres, e do Grão-Mestre Adjunto, Irmão Lucas Galdeano, do mesmo modo que foi essencial o apoio do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) e do apoio aéreo prestado pelo VI COMAR, proporcionado pelo Irmão Airton.
Também deve ser elogiado o criterioso esforço que permitiu a vinda dos experientes Companheiros do Rio de Janeiro para secundar o trabalho dos veteranos de Brasília que ora assumem a direção dos trabalhos do Capítulo, que funcionará na Área de Templos do GODF, começando em dezembro próximo. A Administração do Capítulo Fredericksburg Nº 16 de Maçons do Real Arco está assim constituída: Sumo Sacerdote: José Carlos Natal; Rei: Walber Coutinho Pinheiro; Escriba: Wilson Aguiar Filho.
Desta forma, o Rito mais próximo dos antigos rituais chega a mais moderna das capitais, o antigo e o novo convivendo em harmonia. Parabéns, Irmãos; Parabéns, Brasília; parabéns, GODF!
Autor: Walber Coutinho Pinheiro
Categoria Comunicados (RSS)