Menu:

Categorias:

Arquivos:

Rito de York

Hiram Oasis

XML Feed:

Receba Nupesma (RSS)

Links:

Nupesma
Supremo G. C. Real Arco
Grande C. Criptico
York Rite
General Grand Chapter
General Grand Council
Knights Templar
Valid XHTML
Valid CSS

John Wayne

Postado Domingo, 19 Outubro, 2008 as 1:22 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

Na foto o "freemason", John Wayne (nasc. 26 de maio de 1907 - m. 11 de junho de 1979), conhecido popularmente como “The Duke” (O Duque), quem foi em vida um grande ator americano que iniciou a sua carreira no cinema mudo na decada 20 do seculo pasado. Foi um icone americano durante muitos anos. Foi casado com Pilar Palette, peruana e ela filha de um destacado senador Peruano. John Wayne conheceu a sua esposa em 1953 quando explorava locações no Peru para o filme "Alamo".

Foi recordista em atuações cinematográficas, mais de 250 filmes (há quem diga que o ator brasileiro Wilson Grey o superou). Também foi dirigido por outros grandes diretores além dos já merncionados: William Wellman, Mark Rydell, John Farrow. Havendo, também, trabalhado ao lado de vários astros de sua época: Henry Fonda, Katharine Hepburn, James Stewart, Maureen O´Hara, Sophia Loren, Elsa Martinelli, Kirk Douglas, William Holden, Marlene Dietrich, Rock Hudson, Robert Mitchum, Lee Marvin, Richard Widmark, dentre outros, em seus 50 anos de cinema.

Casou três vezes. A primeira em 1932 com Josephine Saenz que lhe deu quatro filhos. Em 1946 o segundo casamento com a atriz mexicana Esperanza Baur, de quem se divorciou sete anos depois para se casar com Pilar Palette com quem teve mais dois filhos.

Dirigiu os filmes "The Alamo" e "Os boina verdes". Este último, de 1968, lhe causou grandes problemas. Tinha um roteiro pró-Guerra do Vietnã, o que causou a fúria dos opositores a essa intervenção militar estadunidense, que realizaram vários protestos contra a exibição do filme.

Na fotografia apreciamos o IR. John Wayne recebendo o L. da L. S. na Logia Marion McDaniel No. 56 em Tucson, Arizona. Foto, Julio de 1970.

Morreu de câncer, doença que o atormentava desde o final da década de 60, quando perdeu o pulmão esquerdo, em 1979.

Categoria Artigos (RSS)