Ordens Filosóficas nos Estados Unidos da America
Postado Segunda-feira, 04 Junho, 2007 as 8:48 PM pelo Ir:. Christian Farias Santos
Após a exposição feita sobre os Graus Filosóficos na Inglaterra, País de Gales e Províncias Ultramarinas, abordaremos agora as Corporações Filosóficas dos Estados Unidos da América:
Rito Escocês Antigo e Aceito: bastante conhecido entre nós pois o Supremo Conselho Mãe do Mundo se encontra em seu território. É o único pais do mundo que comporta 02 Supremos Conselhos.
O Supremo Conselho Jurisdição Sul, é o mais antigo, o outro é denominado Supremo Conselho Jurisdição Norte. É composto de 33 graus bem conhecidos dos Maçons brasileiros, pois é o rito mais praticado no Brasil. Nos EUA os graus simbólicos não estão condicionados ao Rito pois as Grandes Lojas praticam rituais próprios em cada jurisdição não caracterizando um rito propriamente dito mas sim o ritual do ?Antigo Ofício?. Sua particularidade reside no fato que o 32º. Grau é considerado praticamente o ápice da jornada maçônica pois o 33º. Grau só é concedido a Irmãos com excepcional contribuição ao Rito, sendo que temos as seguintes graduações que se seguem ao 32º. Grau:
- 33º. Grau Honorário / Cavaleiro Comandante da Corte de Honra
- 33º. Grau Efetivo ( Membro Ativo) / Grã-Cruz de Honra ( mais alta condecoração do Supremo Conselho Jurisdição Sul.
- O 33º. Grau é conferido, já as comendas são investiduras por se constituírem de honrarias. Os Irmãos que possuem estas titulações tem indumentária e jóias próprias que os identificam.
Rito de York: é necessário esclarecer que não há Rito de York nos graus simbólicos, uma vez que o Rito de York congrega corporações filosóficas apenas. É o mesmo caso do R.?. E.?. A.?. A.?., com a mesma justificativa apontada anteriormente com um diferencial. Não houve a criação por nenhum ritualista do Rito de York Simbólico, embora Mackey e Duncan (compiladores do Rito) se refiram ao Rito de York iniciando em seu grau de Aprendiz, isto não o tornou um Rito específico nos Graus Simbólicos.
Seus Graus são:
Capítulo do Real Arco: Mestre de Marca, Past Master, Mui Excelente Mestre e Maçom do Real Arco.
Conselho Críptico: Mestre Real, Mestre Seleto e Supre-Excelente Mestre
?Commandery? de Cavaleiros Templários: Ilustre Ordem da Cruz Vermelha, Ordem de Malta e Ordem do Templo.
Temos ainda a Ordem dos Sumo-Sacerdotes Ungidos que não é considerado um grau mas uma honraria, concedida ao Sumo-Sacerdote Eleito do Capítulo.
Graus Maçônicos Aliados: é necessário ser Mestre Maçom, Mestre de Marca e Maçom do Real Arco para pertencer a esta ordem que não concede mas ensina aos candidatos os seguintes graus sob sua jurisdição:
- Nauta da Arca Real
- Monitor Secreto
- São Lourenço, o Mártir
- Cavaleiro de Constantinopla
- Grande Cobridor de Salomão
- Excelente Mestre
- Excelente Mestre de Tiro
- Arquiteto
- Superintendente
- Ramo Vermelho de Eri
Ordem dos Cavaleiros Sacerdotes do Santo Real Arco: a ordem é dada a Comandantes de ?Commanderies? de Cavaleiros Templários Instalados por relevantes serviços prestados. Controla diversos graus.
- Cavaleiros Maçons ( Graus Verdes Irlandeses): a entrada é por convite mas geralmente recebe Maçons do Rito de York que manifestem interesse. Controla os seguintes graus:
- Cavaleiros da Espada
- Cavaleiros do Oriente
- Cavaleiros do Oriente e Ocidente
Cavaleiros da Cruz de Honra de York: é a maior honra concedida a um Maçom do Rito de York. É concedida por convite ao candidato após o mesmo ter sido aprovado previamente.
Cruz Vermelha de Constantino: é um grau honorário concedido por convite a Maçons do Real Arco que foram selecionados. Os Graus são:
- 1-Cavaleiro da Cruz Vermelha de Constantino
- 2-a) Cavaleiro do Santo Sepulcro
- b) Cavaleiro de São João Evangelista.
Colégio do Rito de York: corpo que congrega Maçons do Rito de York ativos. Relativo a lenda do Rei Athelstan. Há vários Colégios subordinados ao Soberano Colégio do Rito de York que concede a Cruz Púrpura de Honra apenas a dois membros de cada Colégio.
Ordem Real de Zanzibar: um grau alegre e que se baseia na boa convivência. Congrega Maçons Crípticos.
Antiga Ordem Arábica dos Nobres do Sudário Místico ? congrega Maçons dos Ritos Escocês Antigo e Aceito e de York, que tenham completado sua jornada até o último de um ou ambos os ritos e que tem por objetivo reunir os Irmãos para um momento de relaxamento. Tornou-se uma das mais ativas ordens maçônicas caritativas. Caracterizada pelo uso de um Fez Vermelho.
- Ordem Maçônica de ?Bath? ? aberta a Mestres Maçons
- Grande Conselho da ?Masonic Societas Rosacruciana in Civitatibus Foederatis?- correlacionada a mesma sociedade na Inglaterra e na Escócia. Congrega Maçons Cristãos. A admissão é por convite.
- Grande Loja Provincial da Ordem Real da Escócia nos EUA ? congrega Maçons do 32º. Grau do REAA e Cavaleiros Templários do Rito de York. A admissão é por convite.
Buscou-se apresentar um pequeno panorama da Maçonaria Filosófica Norte-Americana, mostrando a pujança tão bem conhecida da Maçonaria daquele país.
BIBLIOGRAFIA
Vested in Glory ? Jim Tresner, 33o., Grand Cross/ Robert H. White, 32o. ? SC - SJ
The History and Symbolism of Royal Arch Masonry ? Edward P. Graham ? 1st. Books
Ritos e Rituais ? Vol. 4 ? Xico Trolha ? Ed. Trolha.
Site da ?The Masonic Order of the Bath in USA?
Site do Grande Conselho da ?Masonic Societas Rosacruciana in Civitatibus Foederatis?
Site da Grande Loja Provincial da Ordem Real da Escócia nos EUA
Site do Rito de York.
Site do Supremo Conselho do REAA, Jurisdição Sul