O RITO DE YORK
Postado Quinta-feira, 16 Novembro, 2006 as 11:06 AM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes
O RITO DE YORK
O Rito de York foi fundado no ano de 1799, tendo como organizador e fundador principal o Ir Thomas Smith Webb. É justamente este irmão, que deu a estrutura e doutrina filosófica
com os seus respectivos procedimentos gerais ao sistema maçônico que pode ser identificado pelo nome genérico de “Rito Americano” ou “Rito de York”.
A Grande Loja da Pensilvânia, foi a primeira Grande Loja a ser fundada naquele país norte-americano.
O Rito de York, diferentemente como é praticado no Brasil, só existe a partir do 4º grau e se estende até o 13º Grau, nada mais.
As Blue Lodges, ou seja, as Lojas Simbólicas norte-americanas trabalham com um ritual que descende diretamente do velho Ritual da Grande Loja dos Antigos(a de 1751), portanto, mais antigo
do que os rituais ingleses atuais, todos posteriores à União de 1813.
As Grandes Lojas norte-americanas, não têm nenhum vinculo com os Ritos e York e EAAA.
Aqui no Brasil, as GGLL, o GOB e os GGOOEE, apesar de afirmarem que trabalham no Rito de York, trabalham especificamente no sistema ritualístico inglês, ou seja, o Craft(Ofício) ou ainda “Cerimônias Exatas da Arte Maçônica”, nada tendo a ver com o legitimo Rito de York, o Americano.
O que na realidade aqui no Brasil, pelo menos as GGLL, deveriam trabalhar com os mesmos rituais norte-americanos, ou seja, os utilizados pela maioria esmagadora das GGLL norte-americanas.
O RITO DE YORK NO BRASIL
O Rito de York chegou ao Brasil através do Grande Oriente Unido, também conhecido por “Grande Oriente dos Beneditinos”, com a Washington Lodge, fundada em 19 de novembro de 1874, na cidade de Santa Bárbara do Oeste-SP. Esta Loja “não foi fundada por ingleses, mas, sim, por norte-americanos”, depois de terem emigrado para o Brasil, por ocasião da Guerra Civil nos Estados Unidos da América do Norte.
Eles eram quase todos, originários do Estado do Alabama”.
LOJAS INGLESAS NO BRASIL
A pioneira foi a Orphan Lodge [Loja Órfã], fundada na cidade do Rio de Janeiro, Estado do mesmo nome.
O título distintivo da Loja Órfã era alusivo ao fato de ser a única da América do Sul, abaixo do equador, já que acima embora incipiente, existia Maçonaria em Georgetown, capital da Guiana Inglesa, que fora anexada à Grã-Bretânha em 1812, pela convenção de Londres, após a conquista dos territórios holandeses, pelos ingleses. A segunda foi a St. John’s Lodge, também na cidade do Rio de Janeiro e a terceira foi Southem Cross Lodge, fundada na cidade do Recife, Estado de Pernambuco, em data não estabelecida, porém instalada em 15 de junho de 1856.
Vale ressaltar que as Lojas ora em epigrafe, não trabalhavam no “Rito de York”. E sim, no Sistema Ritualístico Inglês. Ou seja, sem nenhuma conotação com o verdadeiro Rito de York, o fundado nos Estados Unidos da América do Norte.
LOJA DO RITO DE YORK NO GRANDE ORIENTE UNIDO
O Grande Oriente Unido ou “Grande Oriente dos Beneditinos”, como também, era conhecido, foi fundado em 16 de dezembro de 1863, por Joaquim Saldanha Marinho teve, durante sua existência, apenas uma autêntica Loja do Rito de York sob sua jurisdição, que foi a Washington Lodge, fundada em 19 de novembro de 1874, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste-SP (fundada por americanos e não por ingleses).
LOJAS DO RITO DE YORK NO GRANDE ORIENTE DO BRASIL
A primeira Loja do Rito de York verdadeiramente fundada sob a égide do Grande Oriente do Brasil, foi a Eureka Lodge nº 440 em data de 22 de dezembro de 1891, na cidade do Rio de Janeiro é que foi fundada a primeira Loja do Rito de York sob a égide do Grande Oriente do Brasil.
LOJAS DO RITO DE YORK NO ESTADO DA PARAÍBA
O Irmão Anatoly Oliynik, em seu livro “O Rito de York – Emulation Rite” às fls. 110/111, afirma que a Loja Branca Dias foi fundada em 10 de janeiro de 1918, na Paraíba. Quinze dias antes de receber a Carta Constitutiva, datada de 15 de abril, já adotara o Rito Adhoniramita, tendo o nº 942 no Registro Geral do Grande Oriente do Brasil. Em agosto de 1927 tornou-se dissidente, para fundar a Grande Loja da Paraíba, na qual tomou o nº 01. Nessa época passou para o Rito Escocês Antigo e Aceito.
Ainda na Paraíba, no ano de 1998, um grupo de Maçons jurisdicionados ao Grande Oriente do Estado da Paraíba – GOEPB, antigo Grande Oriente Independente, fundou a Loja “Segredo da Pirâmide” de Estudos e Pesquisas, no Rito de York. E em 1999, mais precisamente no dia 23 de dezembro de 1999, outro grupo de Maçons, desta feita, jurisdicionados à Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba, deu o primeiro passo para a fundação da Loja “Cavaleiros do Sol nº 42 ” a primeira Loja a trabalhar no Rito de York na jurisdição da Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba e que, após várias reuniões consecutivas, foi marcada a data para a fundação da mesma, ficando estabelecida a data de 01.01.2000.