Arquivos do Mês de Abril 2008
Esclarecimentos...
Postado Sexta-feira, 25 Abril, 2008 as 10:38 AM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes
Prezados Companheiros,
"uma besteira dita por cinqüenta milhões de pessoas continua uma besteira" - Bertrand Russel
Andou circulando um artigo sobre os Ritos. vamos esclarecer para que os IIR. possam atualizar-se.
O verbete do artigo circula na Internet diz:
York (ou Real Arco): Acredita-se ter sido criado por volta de 1743, foi levado à Inglaterra por volta de 1777, inicialmente composto de 4 graus, hoje possui 13.
Atualmente é o Rito mais difundido no mundo.
Vamos às retificações.
Há alguns senões:
(1) O Rito não se chama de York (ou Real Arco),
(2) não foi criado por volta de 1743, e
(3) nem foi levado à Inglaterra por volta de 1777!
É preciso separar as coisas.
O Real Arco, este sim, apareceu por volta de 1743, provavelmente na Irlanda, onde estão as primeiras referências, embora para muitos a Escócia e a França também sejam possibilidades. O importante a respeito do Real Arco é que ele foi incorporado à Grande Loja dos Antigos, criada em 1751, como parte integrante do ensinamento simbólico.
Nos Estados Unidos, entretanto, para onde a Maçonaria tinha sido carregada no bojo das Lojas militares (as Lojas militares também foram uma invenção da Grande Loja da Irlanda, criadas em 1732), houve gradualmente a separação entre os três Graus iniciais e os subseqüentes, embora as Lojas continuassem a ministrá-los por muito tempo.
A criação da Grande Loja dos Antigos aconteceu quando o Grande Secretário da Primeira Grande Loja (de 1717) esnobou solenemente Maçons irlandeses que tentaram ser admitidos lá. Logicamente chateados, resolveram criar sua própria Grande Loja. E, aproveitando o descontentamento das mudanças efetuadas vinte anos antes, como conseqüência da publicação da primeira grande inconfidência, o livro Maçonaria Dissecada, de Samuel Prichard, desfizeram as modificações em seus rituais (ainda não impressos, é claro!) e espalharam aos quatro ventos que a deles era a verdadeira e original Maçonaria. Foi aí que se autodenominaram de Antigos e, pejorativamente, chamaram de Modernos (os 'moderninhos'!) aos Maçons da Grande Loja de 1717.
Essa rivalidade seria levada a extremos pelo Grande Secretário Laurence Dermott. E foi ele que declarou ser o Real Arco, logo incorporado à sua Grande Loja, 'o coração, a raiz e o cerne da Maçonaria'. Claro, se os Antigos tinham o Real Arco, os Modernos não queriam nem ouvir falar dele. E muito menos o velho duque Grão-Mestre, para quem tudo o que fosse Alto Grau cheirava a conspiração dos Stuarts para tomar o troninho do irmão dele...
Para entender melhor, é preciso lembrar que a primeira Grande Loja virou Respeitável definitivamente em 1723, quando o conde de Dalkeith, partidário da nova dinastia dos Hanover, foi eleito Grão-Mestre (por maquinações de Desaguliers, que introduziu o Terceiro Grau) e substituiu o duque de Wharton, partidário dos Stuarts destronados.
A partir daí, foi um nobre atrás do outro como Grão-Mestre e às Lojas não mais se permitiu falar de política ou religião! Essa proibição vem daí, podem apostar! Um bom indício disto é convenientemente não se encontrar atas das reuniões da Grande Loja senão a partir de 1723...
Claro, o apelo do Real Arco atraía muita gente, a ponto dos Maçons da GL dos Modernos irem receber os graus na GL dos Antigos! A coisa foi tão longe que foi criado um Grande Capítulo por membros da primeira Grande Loja em 1767 (não 1777). Aí o autor deve ter feito confusão, porque a história é mesmo confusa e propositalmente tornada mais confusa ainda por certas fontes.
Com o tempo, a briga foi arrefecendo até chegar ao ponto em que a turma do deixa-disso resolveu reunir as duas Grandes Lojas rivais. Para aparar as diferenças dos dois rituais, criaram uma comissão de notáveis e uma Loja de Promulgação. Entre esses notáveis estava o secretário particular do duque de Sussex, nosso muito conhecido Hipólito da Costa.
Assim, quando houve a tal União de Antigos e Modernos, constituiu-se e difundiu-se um novo ritual.
Acontece que os Estados Unidos, cujas Lojas haviam inicialmente sido constituídas por cartas outorgadas pelas GLs dos Modernos, Antigos, Irlanda e Escócia, tornaram-se independentes e não deram a mínima bola para essa União. Simplesmente porque os Modernos desapareceram automaticamente, uma vez que, como parte do establishment inglês, não tinham mais lugar no novo país independente. Assim, prevaleceu o antigo ritual dos Antigos, muito semelhante ao dos irlandeses e escoceses. E prevalece até hoje.
Vamos entender: quando falamos York, falamos do Rito praticado nos Estados Unidos, oriundo do ritual pré-1813.
Justiça seja feita, os ingleses jamais chamariam o Rito deles de York, preferindo deixá-lo sem nome (isso foi coisa da burocracia maçônica brasileira, quando o Grande Oriente dos Beneditinos, que tinha Lojas trabalhando nos rituais americanos, reincorporou-se ao Grande Oriente do Brasil, onde trabalhavam Lojas no ritual inglês, em 1893. Eu, pessoalmente, achei melhor rotular estes Ritos para que nossa turma pudesse entender uma e outra coisa.
Temos então dois Ritos:
- Rito Inglês Antigo ou York, oriundo da prática da Grande Loja dos Antigos, trabalhado e conservado sem alteração nas Blue Lodges dos Estados Unidos;
- Rito Inglês Moderno, sem nome na Inglaterra (claro, eles nunca admitiriam ter recriado o ritual!), recriado para possibilitar a união de 1813 e trabalhado em seus múltiplos e quase semelhantes rituais, como Stability, Emulation (mais difundido deles porque a Emulation Lodge trabalha no Freemasons' Hall da Queens Street...), Perfect Ceremonies, Nigeiran etc.
Concluindo...
Vamos lembrar que os americanos têm basicamente um único ritual para as Blue Lodges, derivados do Monitor escrito e patenteado por Thomas Smith Webb em 1797 (baseado no Illustrations of Masonry, de William Preston). Para eles, onde as Grandes Lojas já estavam consolidadas na época da independência, as diferenças estão além do Simbolismo.
Por este motivo, quando foram criados o General Grand Chapter of Royal Arch Masons e o Supreme Council 33º, é que usa-se chamar de Escocês Antigo e Aceito aos Graus do 4º em diante e de York aos Graus de Mestre de Marca em diante.
Mas ninguém comete pecado algum se incluir os três primeiros Graus americanos no Rito de York.
Um último esclarecimento: a grande diferença entre o Real Arco americano original e o novo Arco Real inglês, criado para adaptar-se às condições da União de 1813, é que o modelo americano continua Maçonaria Capitular, com quatro Graus, enquanto o novo modelo inglês descartou os demais Graus e foi enfiado dentro do Simbolismo como um único Grau.
Cabe ressaltar que, apesar das diferenças estruturais, internacionalmente se permite a intervisitação nos Graus correspondentes, isto é, os americanos e ingleses podem freqüentar-se nos Graus de Maçom do Real Arco e de Mestre de Marca (conferido na Grande Loja da Marca inglesa, fora da estrutura da Grande Loja Unida). Entretanto, os Maçons ingleses somente poderão ser recebidos nos Capítulos americanos que estejam trabalhando nos Graus de Past Master e Mui Excelente Mestres se forem neles iniciados."
Visite: www.realarco.org.br
Categoria Artigos (RSS), Historia (RSS)
Revista Hiram Abiff
Postado Quarta-feira, 23 Abril, 2008 as 4:22 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes
Como un pequeño reconocimiento a la gran labor realizada por sus editores, publicamos este sitio la colección completa ( hasta su edicion actual ) en formato pdf que puede ser directamente leído de la WEB e indexado por los buscadores.
Un fraternal saludo a su editor, nuestro QH:. Ricardo E. Polo por la excelente labor y nuestros agradecimientos a DomainDlx por permitirnos alojar gratuitamente las revistas en su sitio.
Supremo Grande Capitulo de Maçons do Real Arco do Brasil
Postado Quarta-feira, 16 Abril, 2008 as 10:10 AM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes
Grand High Priest - JORGE RAUL LAGOS SIMÕES
E-mail: jrlsimoes@hotmail.com
Grand King - Rosselberto Himenes
Grand Scribe - Luis Sérgio Rodrigues de Jesus
Grand Secretary, General - Paulo Roberto Curi
OFFICE
Rua Sao Vicente Nº 127 / Tijuca, Rio de Janeiro 20260-140, Brazil
Phone:2502-2667
E-mail: pcuri@realarco.org.br
Grand Secretary, Exterior Relations
Rui F. da Silva E-mail: ruisilva@mac.com
HISTORY by Rui F. da Silva
Triennial Meeting of Grand Chapter and Councils
November 1, 2 and 3, 2007
Royal Rio Palace Hotel
Rio de Janeiro, Brazile
Categoria Comunicados (RSS)
What's New On PS Review Of Freemasonry
Postado Sexta-feira, 11 Abril, 2008 as 11:59 AM pelo Ir:. Newton Pontes
COMPRENDIENDO
A DIOS
por el M:.R:.H:. León Zeldis
Mandel, 33°,Gran Maestro Adjunto Hon., G.L.Israel.
Ex Soberano
Gran Comendador, Supremo Consejo del R.E.A.A. de Israel
L?HISTOIRE
DU GRADE DE CHEVALIER KADOSCH EN FRANCE
par
le Vén. Frère N.B. , Loge de Recherches Ars Macionica n° 30, Bruxelles,
GLRB.
RITUAL
Y SÍMBOLO; SÍMBOLO Y VIVENCIA; REINTERPETACIÓN.
por
el Q:.H:. Jorge Tachauer Sebök, R:.L:.Mozart" Nº206, Gran Logia de Chile.
LA
IMPORTANCIA DEL APRENDIZ Y SU LUGAR EN LA LOGIA PERFECTA
por
el Q:.H:. Luis Alejandro Yáñez-Arancibia, R:.L:.S:. Pleno Día No. 3,
Gran Logia Unida Mexicana de LL:.AA:. MM:. Gr:.Or:. de Veracruz.
MASSONERIA
DEL MARCHIO
del Ven.mo Fr.Bruno Gazzo.
direttore di PS Review of Freemasonry
CIENCIA,
SIGLO 21, Y LA MASONERÍA QUÉ?
por
el Q:.H:. Luis Alejandro Yáñez-Arancibia, R:.L:.S:. Pleno Día No. 3,
Gran Logia Unida Mexicana de LL:.AA:. MM:. Gr:.Or:. de Veracruz.
EL
SOLSTICIO EN LA HISTORIA Y LA MASONERÍA
por
el Q:.H:. Luis Alejandro Yáñez-Arancibia, R:.L:.S:. Pleno Día No. 3,
Gran Logia Unida Mexicana de LL:.AA:. MM:. Gr:.Or:. de Veracruz.
NÚMEROS
E IMPRESSÕES DA MAÇONARIA MUNDIAL E REGIONAL
pelo
Irmão Marcos Hans, Loja Tradição Justiça e Liberdade 179 GLMERGS Porto
Alegre RS
RÉALITÉ
MAÇONNIQUE
par le Vén. Frère Alain
Bernheim 33°.
Vén. Frère Jean Bénédict 33, Président du Groupe de Recherche Alpina.
DISCUSSÕES
BÍBLICAS: BOOZ OU BOAZ?
pelo
Venerável Irmão William Almeida DE CARVALHO 33, Grande Secretario de
Edução e Cultura do Grande Oriente do Distrito Federal, Grande Oriente
do Brasil.
A
MAÇONARIA UNIVERSITÁRIA
pelo
Poderoso Irmão Lucas Francisco GALDEANO 33°, Grão-Mestre Adjunto do
Grande Oriente do Distrito Federal (2007-2011) - GOB.
SÍMBOLO
Y LENGUAJE
por Q.H. Manuel Eduardo
Contreras Seitz R.Lo. "Reflexión" Nº 103 Gran Logia de Chile
IL
ROTOLO DI KIRKWALL
del Fr. Andrea
Veronese
LA
LOGIA COMO CENTRO DE LA UNIÓN
por
lo Q.H. Cuauhtémoc D. Molina García, Logia CONCORDIA No. 1. Xalapa,
Veracruz, México.
PITÁGORAS
Y LA CIENCIA MODERNA
por Q.H. Rafael
Arturo Camerano Fuentes VM, Logia Pitágoras Nº 28, Bogotà Gran Logia de
Colombia
OS
RITOS MAÇÓNICOS COMO EXEGESE SIMBÓLICA
pelo
Irmão A.M.Gonçalves, M:.I:. Loja Luz do Oriente, Grande Loja Regular de
Portugal/GLLP
LA
PLOMADA
por Q:. H:. Dan P.
O
FORTALECIMENTO DA MAÇONARIA
pelo
Ven.Irmão Lucas Francisco GALDEANO 33°, Presidente do Conselho Editorial
do Jornal Egrégora - Órgão Oficial de Divulgação do Grande Oriente do
Distrito Federal - GOB.
A
ENTREVISTA
O autor, candidato ao cargo de Grão-Mestre Adjunto
do Grande Oriente do Distrito Federal, Obediência federada ao Grande
Oriente do Brasil entrevistado pelo Bruno Gazzo, editor da PS Revista de
Maçonaria.
ANTECEDENTES
E FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DO CONVÊNIO DE ALIANÇA FRATERNAL ENTRE O GRANDE
ORIENTE DO BRASIL E THE UNITED GRAND LODGE OF ENGLAND
pelo
Ven.Irmão Lucas Francisco GALDEANO 33°, Presidente do Conselho Editorial
do Jornal Egrégora - Órgão Oficial de Divulgação do Grande Oriente do
Distrito Federal - GOB.
EL
HOMBRE Y EL UNIVERSO
por Q:. H:.
Héctor Vega Mora, R.L. Cabo de Hornos N°184 Punta Arenas, Gran Logia de
Chile
EL
RETORNO DE HENOCH, o la Masonería que regresa...
por
el Q.H. Joël Pozarník, ensayista.
VIDA
Y MUERTE
por el Q.H.Manuel Andrés
Larrañaga-Bonavides León, R.Lo. Yod Nº 333
Jurisd. a
la M.R.G.L. Valle de México de AA.LL. y AA.MM. del R.E.A.y A.
LA
LÉGENDE D'HIRAM
racontée par
Gérard de Nerval dans son ouvrage 'Voyage en Orient'
MAÇONARIA
NO BRASIL: ANÁLISE DA PRODUÇAO CIENTÍFICA UNIVERSITÁRIA.
pelo
Venerável Irmão William Almeida DE CARVALHO 33, Grande Secretario de
Edução e Cultura do Grande Oriente do Distrito Federal, Grande Oriente
do Brasil.
GENERAL
ABREU E LIMA
Brasileño Desconocido en su País es Héroe Nacional en
Venezuela.
pelo Venerável Irmão William
Almeida DE CARVALHO 33, Grande Secretario de Edução e Cultura do Grande
Oriente do Distrito Federal, Grande Oriente do Brasil.
¨"FILOSOFIA
E POLITICA" del Ven.mo Fr. Paolo
Michele Erede 33°?.
...resta
però da comprendere quale risposta la nostra istituzione possa dare alle
esigenze della società futura...
GARIBALDI
MASSONE
del Fr. Edward Eugene Stolper
(1913-2003)
LESSICO DELLA MASSONERIA
di Albert Gallatin MACKEY
Per
la prima volta online la traduzione completa in italiano del libro.
IL MISTICISMO DELL'ARCO REALE
del Ven.Fr. Lt.-Cdr. C. R.
Manasseh, London Grand Rank - London Grand Chapter Rank
Traduzione
italiana del Fr. Filippo Graziani.
LOS MANIFIESTOS ROSACRUCES
por el R:.H:. León Zeldis
Mandel, Hon. Assist. Grand Master, G.L.of Israel.
LA MASONERÍA ES UNA PÉRDIDA DE TIEMPO
por el
R:.H:. León Zeldis Mandel, Hon. Assist. Grand Master, G.L.of Israel.
LA MASONERÍA ? UNA BRÚJULA PARA LA VIDA
por
el R:.H:. León Zeldis Mandel, Hon. Assist. Grand Master, G.L.of Israel.
LE SYMBOLISME DE LA PIERRE
par le Vén. Frère León Zeldis
Mandel, Hon. Assist. Grand Master, G.L.of Israel.
¨LE
GROUPE DE RECHERCHE ALPINA -Vingt ans au service de la Maçonnerie
par
le Vén. Frère Jean Bénédict 33, Président du Groupe de Recherche Alpina.
A ACÁCIA
pelo Ven.Irmão Omar CARTES, Loja Guatimozín
66, Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (Brasil)
A LENDA DE HIRAM
pelo Ven.Irmão Omar CARTES, Loja
Guatimozín 66, Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (Brasil)
ETICA Y MORAL MASÓNICAS: LA PERSPECTIVA DE UN APRENDIZ
por
el Q.H. Rodrigo Alperi, R.Lo. La Búsqueda Nº 182, Santiago de Chile,
Gran Logia de Chile
BENITO JUÁREZ Y EL PENSAMIENTO MASÓNICO
Por el
Q.H. Cuauhtémoc D. Molina García 33, Logia Concordia #1 Xalapa,
Veracruz, G.L. Unida Mexicana.
Los
masones mexicanos celebramos este año 2006 el Bicentenario del Natalicio
de uno de los hombres clave en la historia de México
ESTIENNE MORIN ET L?ORDRE DU ROYAL SECRET
par
Ven.Frère Alain Bernheim 33°, Loge de Recherches Ars Macionica n° 30,
Bruxelles G.L.R.Belgique
LE CONVENT DES SUPRÊMES CONSEILS DU RITE ÉCOSSAIS ANCIEN ET ACCEPTÉ -
1875
par Ven.Frère Alain Bernheim 33°, Loge de Recherches Ars
Macionica n° 30, Bruxelles G.L.R.Belgique
ALGUNS TEMAS PARA O SEGUNDO GRAU
pelo Ven.Irmão Omar
Cartes, Loja Guatimozín 66, Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo
(Brasil)
¨
LA PIEDRA BRUTA: OBJETO, SUJETO Y HERRAMIENTA
por
Q:. H:. Héctor Vega Mora, R.L. Cabo de Hornos N°184 Punta Arenas, Gran
Logia de Chile
GEOMETRÍA Y NÚMERO EN LA MASONERÍA
por
Q.H.Christian Gadea Saguier Ex V:.M:.,Logia Concordia #15, Gran Logia
Simbolica del Paraguay.
LA LOGGIA MASSONICA DI FIRENZE NEL XVIII SECOLO
di
Nicholas Hans, Ph.D., D. Lit.
Traduzione italiana del Fr. Luca
Ferruzzi.
IL CONTE DI MIDDLESEX E LA LOGGIA INGLESE A FIRENZE
di
John Heron Lepper
Traduzione italiana del Fr. Luca Ferruzzi.