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Rito de York

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Arquivos do Mês de Abril 2008

Esclarecimentos...

Postado Sexta-feira, 25 Abril, 2008 as 10:38 AM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

Prezados Companheiros,

"uma besteira dita por cinqüenta milhões de pessoas continua uma besteira" - Bertrand Russel

Andou circulando um artigo sobre os Ritos. vamos esclarecer para que os IIR. possam atualizar-se.

O verbete do artigo circula na Internet diz:

York (ou Real Arco): Acredita-se ter sido criado por volta de 1743, foi levado à Inglaterra por volta de 1777, inicialmente composto de 4 graus, hoje possui 13.

Atualmente é o Rito mais difundido no mundo.

Vamos às retificações.

Há alguns senões:

(1) O Rito não se chama de York (ou Real Arco),

(2) não foi criado por volta de 1743, e

(3) nem foi levado à Inglaterra por volta de 1777!

É preciso separar as coisas.

O Real Arco, este sim, apareceu por volta de 1743, provavelmente na Irlanda, onde estão as primeiras referências, embora para muitos a Escócia e a França também sejam possibilidades. O importante a respeito do Real Arco é que ele foi incorporado à Grande Loja dos Antigos, criada em 1751, como parte integrante do ensinamento simbólico.

Nos Estados Unidos, entretanto, para onde a Maçonaria tinha sido carregada no bojo das Lojas militares (as Lojas militares também foram uma invenção da Grande Loja da Irlanda, criadas em 1732), houve gradualmente a separação entre os três Graus iniciais e os subseqüentes, embora as Lojas continuassem a ministrá-los por muito tempo.

A criação da Grande Loja dos Antigos aconteceu quando o Grande Secretário da Primeira Grande Loja (de 1717) esnobou solenemente Maçons irlandeses que tentaram ser admitidos lá. Logicamente chateados, resolveram criar sua própria Grande Loja. E, aproveitando o descontentamento das mudanças efetuadas vinte anos antes, como conseqüência da publicação da primeira grande inconfidência, o livro Maçonaria Dissecada, de Samuel Prichard, desfizeram as modificações em seus rituais (ainda não impressos, é claro!) e espalharam aos quatro ventos que a deles era a verdadeira e original Maçonaria. Foi aí que se autodenominaram de Antigos e, pejorativamente, chamaram de Modernos (os 'moderninhos'!) aos Maçons da Grande Loja de 1717.

Essa rivalidade seria levada a extremos pelo Grande Secretário Laurence Dermott. E foi ele que declarou ser o Real Arco, logo incorporado à sua Grande Loja, 'o coração, a raiz e o cerne da Maçonaria'. Claro, se os Antigos tinham o Real Arco, os Modernos não queriam nem ouvir falar dele. E muito menos o velho duque Grão-Mestre, para quem tudo o que fosse Alto Grau cheirava a conspiração dos Stuarts para tomar o troninho do irmão dele...

Para entender melhor, é preciso lembrar que a primeira Grande Loja virou Respeitável definitivamente em 1723, quando o conde de Dalkeith, partidário da nova dinastia dos Hanover, foi eleito Grão-Mestre (por maquinações de Desaguliers, que introduziu o Terceiro Grau) e substituiu o duque de Wharton, partidário dos Stuarts destronados.

A partir daí, foi um nobre atrás do outro como Grão-Mestre e às Lojas não mais se permitiu falar de política ou religião! Essa proibição vem daí, podem apostar! Um bom indício disto é convenientemente não se encontrar atas das reuniões da Grande Loja senão a partir de 1723...

Claro, o apelo do Real Arco atraía muita gente, a ponto dos Maçons da GL dos Modernos irem receber os graus na GL dos Antigos! A coisa foi tão longe que foi criado um Grande Capítulo por membros da primeira Grande Loja em 1767 (não 1777). Aí o autor deve ter feito confusão, porque a história é mesmo confusa e propositalmente tornada mais confusa ainda por certas fontes.

Com o tempo, a briga foi arrefecendo até chegar ao ponto em que a turma do deixa-disso resolveu reunir as duas Grandes Lojas rivais. Para aparar as diferenças dos dois rituais, criaram uma comissão de notáveis e uma Loja de Promulgação. Entre esses notáveis estava o secretário particular do duque de Sussex, nosso muito conhecido Hipólito da Costa.

Assim, quando houve a tal União de Antigos e Modernos, constituiu-se e difundiu-se um novo ritual.

Acontece que os Estados Unidos, cujas Lojas haviam inicialmente sido constituídas por cartas outorgadas pelas GLs dos Modernos, Antigos, Irlanda e Escócia, tornaram-se independentes e não deram a mínima bola para essa União. Simplesmente porque os Modernos desapareceram automaticamente, uma vez que, como parte do establishment inglês, não tinham mais lugar no novo país independente. Assim, prevaleceu o antigo ritual dos Antigos, muito semelhante ao dos irlandeses e escoceses. E prevalece até hoje.

Vamos entender: quando falamos York, falamos do Rito praticado nos Estados Unidos, oriundo do ritual pré-1813.

Justiça seja feita, os ingleses jamais chamariam o Rito deles de York, preferindo deixá-lo sem nome (isso foi coisa da burocracia maçônica brasileira, quando o Grande Oriente dos Beneditinos, que tinha Lojas trabalhando nos rituais americanos, reincorporou-se ao Grande Oriente do Brasil, onde trabalhavam Lojas no ritual inglês, em 1893. Eu, pessoalmente, achei melhor rotular estes Ritos para que nossa turma pudesse entender uma e outra coisa.

Temos então dois Ritos:

- Rito Inglês Antigo ou York, oriundo da prática da Grande Loja dos Antigos, trabalhado e conservado sem alteração nas Blue Lodges dos Estados Unidos;

- Rito Inglês Moderno, sem nome na Inglaterra (claro, eles nunca admitiriam ter recriado o ritual!), recriado para possibilitar a união de 1813 e trabalhado em seus múltiplos e quase semelhantes rituais, como Stability, Emulation (mais difundido deles porque a Emulation Lodge trabalha no Freemasons' Hall da Queens Street...), Perfect Ceremonies, Nigeiran etc.

Concluindo...

Vamos lembrar que os americanos têm basicamente um único ritual para as Blue Lodges, derivados do Monitor escrito e patenteado por Thomas Smith Webb em 1797 (baseado no Illustrations of Masonry, de William Preston). Para eles, onde as Grandes Lojas já estavam consolidadas na época da independência, as diferenças estão além do Simbolismo.

Por este motivo, quando foram criados o General Grand Chapter of Royal Arch Masons e o Supreme Council 33º, é que usa-se chamar de Escocês Antigo e Aceito aos Graus do 4º em diante e de York aos Graus de Mestre de Marca em diante.

Mas ninguém comete pecado algum se incluir os três primeiros Graus americanos no Rito de York.

Um último esclarecimento: a grande diferença entre o Real Arco americano original e o novo Arco Real inglês, criado para adaptar-se às condições da União de 1813, é que o modelo americano continua Maçonaria Capitular, com quatro Graus, enquanto o novo modelo inglês descartou os demais Graus e foi enfiado dentro do Simbolismo como um único Grau.

Cabe ressaltar que, apesar das diferenças estruturais, internacionalmente se permite a intervisitação nos Graus correspondentes, isto é, os americanos e ingleses podem freqüentar-se nos Graus de Maçom do Real Arco e de Mestre de Marca (conferido na Grande Loja da Marca inglesa, fora da estrutura da Grande Loja Unida). Entretanto, os Maçons ingleses somente poderão ser recebidos nos Capítulos americanos que estejam trabalhando nos Graus de Past Master e Mui Excelente Mestres se forem neles iniciados."

Visite: www.realarco.org.br

Categoria Artigos (RSS), Historia (RSS)

Revista Hiram Abiff

Postado Quarta-feira, 23 Abril, 2008 as 4:22 PM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

Como un pequeño reconocimiento a la gran labor realizada por sus editores, publicamos este sitio la colección completa ( hasta su edicion actual ) en formato pdf que puede ser directamente leído de la WEB e indexado por los buscadores.

Un fraternal saludo a su editor, nuestro QH:. Ricardo E. Polo por la excelente labor y nuestros agradecimientos a DomainDlx por permitirnos alojar gratuitamente las revistas en su sitio.

Categoria Artigos (RSS)

Supremo Grande Capitulo de Maçons do Real Arco do Brasil

Postado Quarta-feira, 16 Abril, 2008 as 10:10 AM pelo Ir:. Angelo Andres Maurin Cortes

Grand High Priest - JORGE RAUL LAGOS SIMÕES

E-mail: jrlsimoes@hotmail.com

Grand King - Rosselberto Himenes

Grand Scribe - Luis Sérgio Rodrigues de Jesus

Grand Secretary, General - Paulo Roberto Curi

OFFICE

Rua Sao Vicente Nº 127 / Tijuca, Rio de Janeiro 20260-140, Brazil

Phone:2502-2667

E-mail: pcuri@realarco.org.br

Grand Secretary, Exterior Relations

Rui F. da Silva E-mail: ruisilva@mac.com

HISTORY by Rui F. da Silva

Triennial Meeting of Grand Chapter and Councils

November 1, 2 and 3, 2007

Royal Rio Palace Hotel

Rio de Janeiro, Brazile

Categoria Comunicados (RSS)

What's New On PS Review Of Freemasonry

Postado Sexta-feira, 11 Abril, 2008 as 11:59 AM pelo Ir:. Newton Pontes

COMPRENDIENDO A DIOS
por el M:.R:.H:. León Zeldis Mandel, 33°,Gran Maestro Adjunto Hon., G.L.Israel.
Ex Soberano Gran Comendador, Supremo Consejo del R.E.A.A. de Israel

Una colección de 45 reflexiones sobre temas filosóficos para tener una actitud diferente hacia la vida.

L?HISTOIRE DU GRADE DE CHEVALIER KADOSCH EN FRANCE
par le Vén. Frère N.B. , Loge de Recherches Ars Macionica n° 30, Bruxelles, GLRB.

Quand et comment apparut en France le grade de Chevalier Kadosch? Nous pouvons parler à cet égard d?une apparition en trois actes ou, si l?on préfère, de trois apparitions distinctes...

RITUAL Y SÍMBOLO; SÍMBOLO Y VIVENCIA; REINTERPETACIÓN.
por el Q:.H:. Jorge Tachauer Sebök, R:.L:.Mozart" Nº206, Gran Logia de Chile.

Reflexiones en torno al ritual y aspectos afínes.

LA IMPORTANCIA DEL APRENDIZ Y SU LUGAR EN LA LOGIA PERFECTA
por el Q:.H:. Luis Alejandro Yáñez-Arancibia, R:.L:.S:. Pleno Día No. 3, Gran Logia Unida Mexicana de LL:.AA:. MM:. Gr:.Or:. de Veracruz.

MASSONERIA DEL MARCHIO
del Ven.mo Fr.Bruno Gazzo. direttore di PS Review of Freemasonry

Breve storia della Massoneria del Marchio.

CIENCIA, SIGLO 21, Y LA MASONERÍA QUÉ?
por el Q:.H:. Luis Alejandro Yáñez-Arancibia, R:.L:.S:. Pleno Día No. 3, Gran Logia Unida Mexicana de LL:.AA:. MM:. Gr:.Or:. de Veracruz.

EL SOLSTICIO EN LA HISTORIA Y LA MASONERÍA
por el Q:.H:. Luis Alejandro Yáñez-Arancibia, R:.L:.S:. Pleno Día No. 3, Gran Logia Unida Mexicana de LL:.AA:. MM:. Gr:.Or:. de Veracruz.

La masonería comprende y enseña el simbolismo encerrado en este flujo y reflujo del ir y venir del Sol.

NÚMEROS E IMPRESSÕES DA MAÇONARIA MUNDIAL E REGIONAL
pelo Irmão Marcos Hans, Loja Tradição Justiça e Liberdade 179 GLMERGS Porto Alegre RS

O número total de membros atinge o total de 3,6 milhões de membros, sendo 1,5M nos USA, 250 mil na Inglaterra, 170 mil no Brasil e o restante do mundo.
 

RÉALITÉ MAÇONNIQUE
par le Vén. Frère Alain Bernheim 33°.

C'est avec plaisir que le GRA édite le cahier hors série décembre 2006 dû à notre Frère Alain Bernheim, historien de renommée mondiale et ancien membre actif du GRA.
Vén. Frère Jean Bénédict 33, Président du Groupe de Recherche Alpina.

ENTRETIEN AVEC ALAIN BERNHEIM

Destiné avant tout aux jeunes initiés, mais conçu également pour les Maçons confirmés, Réalité Maçonnique, numéro hors série de Masonica, recèle des informations d'un grand intérêt pratique. Bruno V. Gazzo, Directeur de PS Revue de Franc-Maçonnerie a interviewé l'auteur pour découvrir plus...

DISCUSSÕES BÍBLICAS: BOOZ OU BOAZ?
pelo Venerável Irmão William Almeida DE CARVALHO 33, Grande Secretario de Edução e Cultura do Grande Oriente do Distrito Federal, Grande Oriente do Brasil.

A MAÇONARIA UNIVERSITÁRIA
pelo Poderoso Irmão Lucas Francisco GALDEANO 33°, Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Distrito Federal (2007-2011) - GOB.

SÍMBOLO Y LENGUAJE
por Q.H. Manuel Eduardo Contreras Seitz R.Lo. "Reflexión" Nº 103 Gran Logia de Chile

El trabajo analiza la relación existente entre el simbolismo y la praxis lingüística en el ritual masónico.

IL ROTOLO DI KIRKWALL
del Fr. Andrea Veronese

LA LOGIA COMO CENTRO DE LA UNIÓN
por lo Q.H. Cuauhtémoc D. Molina García, Logia CONCORDIA No. 1. Xalapa, Veracruz, México.

PITÁGORAS Y LA CIENCIA MODERNA
por Q.H. Rafael Arturo Camerano Fuentes VM, Logia Pitágoras Nº 28, Bogotà Gran Logia de Colombia

OS RITOS MAÇÓNICOS COMO EXEGESE SIMBÓLICA
pelo Irmão A.M.Gonçalves, M:.I:. Loja Luz do Oriente, Grande Loja Regular de Portugal/GLLP

LA PLOMADA
por Q:. H:. Dan P.

O FORTALECIMENTO DA MAÇONARIA
pelo Ven.Irmão Lucas Francisco GALDEANO 33°, Presidente do Conselho Editorial do Jornal Egrégora - Órgão Oficial de Divulgação do Grande Oriente do Distrito Federal - GOB.
A ENTREVISTA
O autor, candidato ao cargo de Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Distrito Federal, Obediência federada ao Grande Oriente do Brasil entrevistado pelo Bruno Gazzo, editor da PS Revista de Maçonaria.

ANTECEDENTES E FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DO CONVÊNIO DE ALIANÇA FRATERNAL ENTRE O GRANDE ORIENTE DO BRASIL E THE UNITED GRAND LODGE OF ENGLAND
pelo Ven.Irmão Lucas Francisco GALDEANO 33°, Presidente do Conselho Editorial do Jornal Egrégora - Órgão Oficial de Divulgação do Grande Oriente do Distrito Federal - GOB.

EL HOMBRE Y EL UNIVERSO
por Q:. H:. Héctor Vega Mora, R.L. Cabo de Hornos N°184 Punta Arenas, Gran Logia de Chile

EL RETORNO DE HENOCH, o la Masonería que regresa...
por el Q.H. Joël Pozarník, ensayista.

VIDA Y MUERTE
por el Q.H.Manuel Andrés Larrañaga-Bonavides León, R.Lo. Yod Nº 333
Jurisd. a la M.R.G.L. Valle de México de AA.LL. y AA.MM. del R.E.A.y A.

LA LÉGENDE D'HIRAM
racontée par Gérard de Nerval dans son ouvrage 'Voyage en Orient'

MAÇONARIA NO BRASIL: ANÁLISE DA PRODUÇAO CIENTÍFICA UNIVERSITÁRIA.
pelo Venerável Irmão William Almeida DE CARVALHO 33, Grande Secretario de Edução e Cultura do Grande Oriente do Distrito Federal, Grande Oriente do Brasil.

GENERAL ABREU E LIMA
Brasileño Desconocido en su País es Héroe Nacional en Venezuela.

pelo Venerável Irmão William Almeida DE CARVALHO 33, Grande Secretario de Edução e Cultura do Grande Oriente do Distrito Federal, Grande Oriente do Brasil.

¨"FILOSOFIA E POLITICA" del Ven.mo Fr. Paolo Michele Erede 33°?.
...resta però da comprendere quale risposta la nostra istituzione possa dare alle esigenze della società futura...

GARIBALDI MASSONE
del Fr. Edward Eugene Stolper (1913-2003)

Per la prima volta pubblicato su Ars Quatuor Coronatorum Vol. 102, The Transactions of Quatuor Coronati Lodge NO. 2076 EC, Londra.

lessico della Massoneria LESSICO DELLA MASSONERIA
di Albert Gallatin MACKEY
Per la prima volta online la traduzione completa in italiano del libro.

IL MISTICISMO DELL'ARCO REALE
del Ven.Fr. Lt.-Cdr. C. R. Manasseh, London Grand Rank - London Grand Chapter Rank
Traduzione italiana del Fr. Filippo Graziani.

LOS MANIFIESTOS ROSACRUCES
por el R:.H:. León Zeldis Mandel, Hon. Assist. Grand Master, G.L.of Israel.

LA MASONERÍA ES UNA PÉRDIDA DE TIEMPO
por el R:.H:. León Zeldis Mandel, Hon. Assist. Grand Master, G.L.of Israel.

LA MASONERÍA ? UNA BRÚJULA PARA LA VIDA
por el R:.H:. León Zeldis Mandel, Hon. Assist. Grand Master, G.L.of Israel.

LE SYMBOLISME DE LA PIERRE
par le Vén. Frère León Zeldis Mandel, Hon. Assist. Grand Master, G.L.of Israel.

¨LE GROUPE DE RECHERCHE ALPINA -Vingt ans au service de la Maçonnerie
par le Vén. Frère Jean Bénédict 33, Président du Groupe de Recherche Alpina.

MASSONERIA DEL MARCHIO

A ACÁCIA
pelo Ven.Irmão Omar CARTES, Loja Guatimozín 66, Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (Brasil)

A LENDA DE HIRAM
pelo Ven.Irmão Omar CARTES, Loja Guatimozín 66, Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (Brasil)

ETICA Y MORAL MASÓNICAS: LA PERSPECTIVA DE UN APRENDIZ
por el Q.H. Rodrigo Alperi, R.Lo. La Búsqueda Nº 182, Santiago de Chile, Gran Logia de Chile

BENITO JUÁREZ Y EL PENSAMIENTO MASÓNICO
Por el Q.H. Cuauhtémoc D. Molina García 33, Logia Concordia #1 Xalapa, Veracruz, G.L. Unida Mexicana.
Los masones mexicanos celebramos este año 2006 el Bicentenario del Natalicio de uno de los hombres clave en la historia de México

freemasons lecture ESTIENNE MORIN ET L?ORDRE DU ROYAL SECRET
par Ven.Frère Alain Bernheim 33°, Loge de Recherches Ars Macionica n° 30, Bruxelles G.L.R.Belgique

freemasons lecture LE CONVENT DES SUPRÊMES CONSEILS DU RITE ÉCOSSAIS ANCIEN ET ACCEPTÉ - 1875
par Ven.Frère Alain Bernheim 33°, Loge de Recherches Ars Macionica n° 30, Bruxelles G.L.R.Belgique

ALGUNS TEMAS PARA O SEGUNDO GRAU
pelo Ven.Irmão Omar Cartes, Loja Guatimozín 66, Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (Brasil)

¨ LA PIEDRA BRUTA: OBJETO, SUJETO Y HERRAMIENTA
por Q:. H:. Héctor Vega Mora, R.L. Cabo de Hornos N°184 Punta Arenas, Gran Logia de Chile

GEOMETRÍA Y NÚMERO EN LA MASONERÍA
por Q.H.Christian Gadea Saguier Ex V:.M:.,Logia Concordia #15, Gran Logia Simbolica del Paraguay.

LA LOGGIA MASSONICA DI FIRENZE NEL XVIII SECOLO
di Nicholas Hans, Ph.D., D. Lit.
Traduzione italiana del Fr. Luca Ferruzzi.

IL CONTE DI MIDDLESEX E LA LOGGIA INGLESE A FIRENZE
di John Heron Lepper
Traduzione italiana del Fr. Luca Ferruzzi.

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